Oferecido por
Foto: Florianópolis (SC), por Lucas Vasconcelos
Chuva volta a cair forte sobre a região de Florianópolis
Total acumulado passou de 100 mm em apenas 6 horas. Área de baixa pressão atmosférica ganha força no litoral catarinense
A chuva voltou a cair com muita força no leste de Santa Catarina na noite da segunda-feira, 8 de março, e grandes acumulados foram registrados em vários municípios da Grande Florianópolis. Em apenas uma hora, entre 20 horas e 21 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 44,4 mm sobre a região de Rancho Queimado na grande Florianópolis. Na região de São José, na Grande Florianópolis, choveu 38,2 mm em apenas uma hora. Mas o total acumulado neste local em 6 horas, entre 21 horas do dia 8 e 2 horas da madrugada de 9 de março chegou aos 105,3 mm.
Nuvens carregadas passam sobre a Grande Florianópolis entre a noite do dia 8 e a madrugada de 9/3/2021
Florianópolis: Março mais chuvoso pelo menos desde 2006
A quantidade de água sobre a região de São José foi muito elevada para um período de tempo de poucas horas. Até às 2 horas da madrugada do dia 9, o total acumulado neste mês estava em 313,6 mm, quase o dobro da média de chuva normal para março na região de Florianópolis que é de 180 mm, aproximadamente.
Este está sendo o segundo evento de chuva muito volumosa na região da capital catarinense em apenas uma semana. Entre o dia 28 de fevereiro e 1 de março choveu 103,8 mm.
Apenas com a chuva acumulada de 1 de março até 2 horas da madrugada do dia 9, a região de São José, na Grande Florianópolis está tendo o março mais chuvoso pelo menos desde 2006. O acumulado em março mais próximo do total destes primeiros 9 dias de março de 2021 foi de 306,6 mm registrados em março de 2013.
Já o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou acumulados acima de 100 mm em 6 horas em algumas localidades da Grande Florianópolis e outros locais no leste catarinense .
Estes foram os totais acumulados entre 22h30 do dia 8 e 3h30 da madrugada de 9 de março de 2021
Porto Belo: 118,2 mm
São José (Gr. Florianópolis): 105,6 mm
Biguaçu (Gr. Florianópolis): 83,4 mm
Florianópolis/Areias Campeche: 81,4 mm
Bombinhas: 80,0 mm
Palhoça/Praia de Fora: 54,4 mm (103,4 mm em 12h )
Baixa pressão atmosférica aumenta a chuva no litoral catarinense
As condições para pancadas de chuva aumentam nesta terça-feira no leste da Região Sul do Brasil. Há previsão de chuva principalmente à tarde à noite em toda a faixa litorânea, mas entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e a região de Florianópolis, essas pancadas de chuva podem acontecer várias vezes durante o dia. Há risco de chuva forte. A situação de atenção porque choveu muito na semana passada no litoral catarinense, inclusive na região de Florianópolis.
Esta área de baixa pressão atmosférica persiste no litoral catarinense até a quinta-feira, 11 de março. Até lá, as pancadas de chuva de chuva serão frequentes na Grande Florianópolis e nas demais áreas do litoral catarinense, no Vale do Itajaí e no sul de Santa Catarina. Há condições para pancadas de chuva moderadas a fortes
Até a quinta-feira também pode chover com força na Grande Curitiba e na Grande Porto Alegre
Confira outros volumes de chuva elevados registrados entre os dias 1 e 8 de março em Santa Catarina, do segundo Epagri/ CIRAM
Rancho Queimado: 129,8 mm
Águas Mornas/ Beira Rio: 151,2 mm
Santo Amaro da Imperatriz / Poço fundo: 162,6 mm
Florianópolis? lagoa do Peri - Casan: 70,8 mm
Florianópolis/ Epagr: 94mm
Florianópolis/ Carijós: 91 mm
António Carlos: 84,8 mm
A média de chuva em Florianópolis para março é de aproximadamente 180 mm