Oferecido por
Foto: NOAA
Fiel à tendência, a Mãe Terra começou 2021 com um janeiro ameno que classificou o sétimo mês mais quente no recorde de temperatura, de acordo com cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA.
O calor também afetou o gelo marinho, com cobertura de gelo abaixo da média observada em ambas as extremidades do planeta. Aqui está um resumo do último relatório climático global mensal da NOAA:
Clima em números - Janeiro de 2021
A temperatura global da terra e da superfície do oceano em janeiro foi 1,44 grau F (0,80 grau C) acima da média do século 20, tornando-o o 7º janeiro mais quente no recorde climático de 142 anos. O mês passado foi o 45º janeiro consecutivo e o 433º mês consecutivo com temperaturas, pelo menos nominalmente, acima da média do século XX.
Um mapa do mundo com anotações plotado com alguns dos eventos climáticos mais significativos que ocorreram durante janeiro de 2021.
Por favor, veja a história abaixo, bem como o resumo do relatório da NOAA NCEI em http://bit.ly/Global202101. (NOAA NCEI)
Calor quase recorde para alguns continentes
A África e a América do Norte tiveram seu janeiro mais quente e o segundo mais quente, respectivamente, desde que os registros regionais começaram em 1910. Enquanto isso, grande parte do norte da Ásia estava pelo menos 3,6 graus F (2,0 graus C) abaixo da média, em forte contraste com a maior parte de 2020, quando a região estava bem acima da média.
A cobertura de gelo marinho polar era muito pequena
A extensão (cobertura) do gelo marinho do Ártico durante janeiro foi de 6,5% abaixo da média de 1981-2010, tornando-se a sexta menor extensão de janeiro em um recorde de 43 anos. A cobertura de gelo do mar da Antártica foi 6,6% abaixo da média e empatada com janeiro de 2007 como a 13ª menor. Janeiro de 2021 marcou o sexto janeiro consecutivo com gelo do mar Antártico abaixo da média.
A cobertura de neve estava quase normal
A extensão da neve no hemisfério norte em janeiro de 2021 foi quase normal para esta época do ano. Para a América do Norte, a cobertura de neve foi ligeiramente acima da média, enquanto a Eurásia teve uma cobertura ligeiramente abaixo da média.
Acesse o último relatório climático da NOAA e baixe as imagens
Leia também: Grandes mudanças na chuva da 2ª quinzena de fevereiro no BR