Oferecido por
A Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) atua nos próximos dias no Sudeste do Brasil e provoca muita chuva na Região.
Alerta de chuva forte no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo
O volume de chuva esperado para o fim de semana é bastante significativo, principalmente no Espírito Santo e na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. A Climatempo alerta para temporais nestas regiões. Além da chuva forte, há risco de raios, trovoadas e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.
O mapa abaixo indica o acumulado de chuva para este sábado(19). Para as áreas mais claras, no sul capixaba e nas regiões de divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, o total de chuva previsto fica em torno de 90mm. Será um dia cheio de nuvens e com chuva em vários momentos.
No domingo, como mostra na figura abaixo, a chuva ainda não dá trégua. As áreas de divisa de Minas com o Espírito Santo ainda receberão elevados volumes de chuva, entre 60 e 80mm.
A maior parte da chuva prevista para o fim de semana acontece na região do Vale do Rio Doce, por isso há risco de transbordamento, especialmente no domingo. O solo já está bem encharcado e todo volume previsto vai escoar diretamente para a calha do Rio.
A população que mora nas margens do Rio Doce deve ficar atenta aos avisos das Defesas Civis de seus estados.
Volumes de chuva acumulados
De acordo com dados do CEMADEN - Cetro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, nos últimos três dias (período entre 16 e 18 de fevereiro), foram acumulados grandes volumes de chuva entre Minas e Espírito Santo. Veja:
Ipatinga/MG – 117mm
JOÃO MONLEVADE/MG -30mm
BELO ORIENTE/MG -85mm
GOVERNADOR VALADARES/MG – 75mm
RESPLENDOR/MG – 74mm
COLATINA/ES – 34mm
BAIXO GUANDU/ES -40mm
Nas últimas 3 horas, o CEMADEN, continua registrando altos volumes nos dois estados. Na cidade de Ibitirama (ES), já choveu aproximadamente 41 milímetros. Os dados são da estação centro. Na cidade capixaba de Guaçui, a estação Antonio E. Moreira, registrou entre 9 e 11h de hoje (19/02), o total de 32 milímetros. É bastante chuva em um período de 3 horas.
Em Minas Gerais, a cidade de São Pedro dos Ferros e Alto Jequitibá acumularam aproximadamente 36 milímetros, neste período. E, a chuva nestas últimas 3 horas não está dando trégua. Em Sabará, já choveu 29,5 milímetros.