Oferecido por
Áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste se organizaram formando a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e grandes volumes de chuva caíram sobre o Norte/Noroeste e a região Serrana do estado do Rio De Janeiro nos últimos dias. Este fim de semana ainda é de alerta para chuva volumosa nestas regiões. O tempo fica instável no Grande Rio e as outras regiões fluminenses.
Confira quantos choveu em algumas localidades do Norte/Noroeste Fluminense, no período de 96 horas entre 18 horas de 15/2/2021 e 18h de 19/2/2021, de acordo com a medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Bom Jesus de Itabapoana: 164,8 mm
Santo Antônio de Pádua: 121,4 mm ( média para fevereiro: 113 mm)
Itaocara/Centro: 85,4 mm (75 mm caíram entre 18h do dia 18 e 18h do dia 19/2)
Natividade: 87,4 mm (68 mm caíram entre 18h do dia 18 e 18h do dia 19/2)
São Francisco de Itabapoana: 78,4 mm (73 mm caíram entre 18h do dia 18 e 18h do dia 19/2)
Itaperuna/Distrito de Raposo: 112,6 mm (média para fevereiro de 111 mm)
Campos dos Goytacazes/Baixa Grande: 74,0 mm (média para fevereiro: 61 mm)
Atenção para chuva volumosa na região Serrana do RJ
As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também provocaram chuva moderada a forte esta semana sobre a região Serrana do estado do Rio de Janeiro. A chuva foi menos frequente e volumosa do que no Norte/Noroeste fluminense, mas mereceu atenção.
Em Nova Friburgo/Lumiar, em 48 horas, entre 17 horas do dia 17 e 17 horas do dia 19 de fevereiro, o Cemaden registrou 93,3 mm. No mesmo período choveu 79,8 mm na região de Petrópolis/Araras.
Podcast: Como proteger a casa e os eletro-eletrônicos dos raios
Campos dos Goytacazes (RJ),por Luiz Carlos
RJ tem tempo instável no fim de semana
As áreas de instabilidade que se espalharam sobre o estado do Rio de Janeiro provocam chuva também no Grande Rio e nas outras regiões fluminense neste fim de semana.
Neste sábado, 20 de fevereiro, a cidade do Rio de Janeiro e o Grande Rio, a Costa Verde e todo o Sul Fluminense devem ter pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos.
Para o domingo, a previsão é de muita nebulosidade em todo o estado do Rio de Janeiro, com formação e alguns períodos com sol, mas ainda com pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite.
A chuva ainda pode ser forte em algumas horas no Norte/Noroeste Fluminense na região Serrana, mas o Grande Rio deve ter chuva apenas de moderada intensidade
A zona de convergência do Atlântico Sul enfraquece a partir da segunda-feira, 22 de fevereiro. As áreas de instabilidade perdem força sobre o estado do Rio de Janeiro permitindo a diminuição da nebulosidade e também da chuva