Oferecido por
A Zona de Convergência Intertropical e a circulação de ventos em várias camadas da atmosfera favoreceram a formação de nuvens muito carregadas sobre o Nordeste e o Norte do Brasil. As instabilidades ainda vão permanecer ativas no decorrer do dia.
A chuva já acumulou grandes volumes nas últimas 24h(9h de 15/02 até 9h de 16/02), segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais(Cemaden). Os valores ficaram entre 60 e 100mm em várias localidades do Ceará, Maranhão, Pará, norte do Piauí e interior da Paraíba. Confira alguns valores:
São Bento(PB) - 170.2mm
Coremas (PB) - 167.4 mm
Batalha(PI) - 153.6 mm
Icatu (MA) - 126 mm
São Luís (MA) - 125 mm
Castelo do Piauí (PI) - 118.8 mm
Marabá (PA) - 108.2 mm
Missão Velha (CE) - 104.4 mm
São José do Divino (PI) - 102.6 mm
Mais chuva nesta terça
O interior do Nordeste segue com tempo bastante instável nesta terça-feira e há expectativa de mais chuva até o fim do dia. A Climatempo alerta para o alto risco de temporais, acompanhados de raios e ventos fortes, com volumes elevados de chuva, no leste do Pará, no centro-norte do Tocantins (inclusive em Palmas), no Maranhão, no Piauí, no centro-sul do Ceará e no interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco.
O grande volume acumulado de água pode provocar transtornos nestas regiões. Fique atento!
Chuva aumenta na Bahia
Na quarta-feira (17), a chuva ainda acontece de forma passageira entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Sergipe. Nestas áreas, não há previsão de grandes acumulados. No interior destes estados, a chuva tende a diminuir também.
Já na Bahia, o tempo fica mais instável na quarta-feira e o estado fica em alerta. A chuva será frequente e pode acumular grandes volumes, inclusive em Salvador. Grande parte do Nordeste vai seguir com alerta para temporais nesta quarta. Veja:
No Norte, entre o Pará, Tocantins, Rondônia e o sul do Amazonas, também há expectativa para temporais. A quarta-feira será um dia bastante instável no centro-norte do Brasil.