Oferecido por
Foto de Henrique Ferreira, Patos de Minas (MG)
A configuração da circulação dos ventos lá na alta atmosfera favorece a chegada de muita umidade ao Sudeste do Brasil no fim desta semana, mas especificamente à região entre São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro.
A chegada da umidade lá do Norte do Brasil, juntamente com o aquecimento favorecem a formação das nuvens carregadas que deixam o sábado com muita nebulosidade no centro-leste e norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas e no sul do Rio de Janeiro, região de Resende e Costa Verde.
A figura abaixo mostra o acumulado de chuva para o sábado (13). Notamos que o acumulado de chuva é elevado entre o litoral do Rio de Janeiro e o Sul de Minas Gerais passando pela Zona da Mata Mineira e incluindo ainda o litoral norte de São Paulo e o Vale do Paraíba.
No litoral do Rio o acumulado previsto chega a 70mm. Sul de Minas e Zona da Mata têm acumulados estimados por volta de 50mm.
A previsão é de chuva ainda na madrugada nessas áreas, a chuva se estende por todo sábado (13).
No domingo (14), o acumulado de chuva diminui e a chuva mais volumosa acontece na Zona da Mata Mineira, com acumulados por volta de 30mm.