Oferecido por
Uma grande intrusão de areia e poeira do Saara transformou os céus e a paisagem da Europa no fim de semana de 6 a 7 de fevereiro, com impactos de longo alcance para o meio ambiente e a saúde. Mais uma vez, destacou a importância de previsões precisas e avisos sobre este perigo transfronteiriço.
Foto: Imagem Sentinel 2 Perinéus - coberta de areia
O evento foi previsto com precisão pelo Centro de Previsão de Poeira de Barcelona, que atua como centro regional do Sistema de Avaliação e Aconselhamento de Tempestade de Areia e Poeira da OMM (SDS-WAS) para o Norte da África, Oriente Médio e Europa (NAMEE). O sistema visa fornecer serviços de previsão operacional e assessoria de alerta para várias regiões do mundo de forma coordenada globalmente, a fim de reduzir os impactos no meio ambiente, saúde e economia.
“Já sabíamos do evento com antecedência. Os modelos foram muito bons em prever o evento ”, disse Sara Basart, do Barcelona Supercomputing Center, que funciona como hub operacional.
A tempestade de areia e poeira começou em 5 de fevereiro no norte da Argélia, reduzindo a visibilidade para 800 metros. As partículas de poeira foram transportadas pela atmosfera para o sudeste da Espanha e para o sul e centro da Europa, tornando o céu amarelo, cobrindo edifícios e carros com areia e poeira e cobrindo a neve nas cordilheiras dos Pirenéus e Alpes com areia.
Em 8 de fevereiro, a intrusão de poeira atingiu o Mediterrâneo oriental. Também houve alta concentração de poeira na superfície da região do Sahel na África, uma das regiões mais afetadas do mundo.
“Não se trata apenas de vidros ou carros sujos. Tempestades de areia e poeira causam problemas muito maiores do que isso ”, disse Slobodan Nikovic, membro do Comitê de Direção Global SDS-WAS e presidente do grupo de direção regional do Nó SDS-WAS NAMEE.
Mark Parrington, cientista sênior do Copernicus Atmosphere Monitoring Service, comenta: “Essas nuvens de poeira trouxeram consigo altos valores de concentrações de PM10 na superfície e profundidade óptica do aerossol. Vimos os valores da qualidade do ar nas regiões afetadas cair significativamente. Na verdade, o impacto das nuvens de poeira do Saara é claramente visível para as cidades afetadas, como, por exemplo, Barcelona ou Marselha. Nosso microsite dedicado ao monitoramento da qualidade do ar no contexto do COVID-19 pode ser usado para ver o impacto do evento. ”
Tempestades de areia e poeira são perigos meteorológicos comuns em regiões áridas e semi-áridas. Geralmente são causados por tempestades - ou fortes gradientes de pressão associados a ciclones - que aumentam a velocidade do vento em uma área ampla.
Foto: Roberto Silva - Genebra
Todos os anos, cerca de 2.000 milhões de toneladas de poeira entram na atmosfera. Muito disso é um processo natural, mas uma grande parte é o resultado de uma gestão deficiente da água e da terra. Na última década, os cientistas começaram a perceber os impactos sobre o Clima, a saúde humana, o meio ambiente e muitos setores socioeconômicos.
Os membros da OMM estão na vanguarda na avaliação desses impactos e no desenvolvimento de produtos para orientar as políticas de preparação, adaptação e mitigação. O projeto WMO Sand and Dust Storm foi iniciado em 2004 e seu Sistema de Avaliação e Aconselhamento de Alerta de Tempestade de Areia e Pó (SDS-WAS) foi lançado em 2007. A WMO também faz parte de uma coalizão da ONU para combater tempestades de areia e poeira.
Mais de 20 organizações atualmente fornecem previsões de poeira globais ou regionais diárias em diferentes regiões geográficas, incluindo 7 modelos globais e mais de 15 modelos regionais contribuindo para o SDS-WAS. Integra comunidades de pesquisa e usuários (por exemplo, dos setores de saúde, energia, transporte, aeronáutico e agrícola).
Atualmente, existem três Nós Regionais do SDS-WAS: o Nodo Norte da África-Oriente Médio-Europa com seu centro, hospedado pela Espanha , o Nodo Asiático com seu centro, hospedado pela China , e o Nodo Pan-Americano com seu centro, hospedado por Barbados e os EUA .
“Alcançar a última milha é extremamente importante. Precisamos prestar mais atenção à comunicação deste produto ”, diz Alexander Baklanov, da divisão de Pesquisa Ambiental Atmosférica da WMO, departamento de Ciência e Inovação.
A OMM está, portanto, supervisionando e monitorando o progresso da implementação de alertas precoces de tempestades de areia e poeira como parte do sistema de alerta precoce de múltiplos perigos da OMM. O outro grande desafio é garantir que os avisos estejam disponíveis nos países mais afetados, incluindo na África Ocidental.
A WMO está colaborando com a agência meteorológica nacional espanhola AEMET e o Centro de Aconselhamento de Alerta de Areia e Poeira de Barcelona para melhorar os alertas em Burkino Faso, um dos países mais afetados.
Com financiamento da Iniciativa de Sistemas de Risco Climático e Alerta Precoce (CREWS), Burkina Faso implementou uma página da web para avisos de areia e poeira para o país, que será estendida a vários outros países da África Ocidental.
A AEMET está implantando uma rede de instrumentos de partículas em aerossol (PM), que são importantes para aplicações em saúde, dada a correlação entre tempestades de areia e poeira e problemas respiratórios, bem como meningite no cinturão de meningite estendido que abrange 26 países, do Senegal à Etiópia.
Leia também: Nevasca provoca cenário catastrófico em parte da Alemanha