Oferecido por
O ar tem estado muito quente em todo estado do Rio De Janeiro por causa do sol forte, da falta de chuva e também da ausência de ventos frios de origem polar. As frentes frias, que trazem o ar fresco, não estão conseguindo chegar a Região Sudeste do Brasil por causa de uma situação de bloqueio causada pela circulação de ventos em vários níveis da atmosfera.
Mas agora essa situação está mudando e uma grande frente fria está avançando sobre a Região Sul do Brasil e vai chegar ao Sudeste neste fim de semana. Esta frente fria vai espalhar a chuva não só sobre o estado do Rio de Janeiro, mas também em outras áreas como Minas Gerais e Espírito Santo.
Foto de Marcos Pristo, Rio de Janeiro (RJ)
Cidade do Rio pode ter novo recorde de calor
A aproximação desta frente fria nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, vai intensificar os ventos do quadrante norte sobre a cidade do Rio de Janeiro. Estes ventos são quentes, vindos do interior do país e vão ajudar a aquecer ainda mais o ar.
A expectativa é de que a temperatura volte a atingir a marca dos 40°C na cidade do Rio de Janeiro, com possibilidade de novo recorde de calor para o ano de 2021 e também para o verão 2020/2021.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura na cidade do Rio de Janeiro até agora é de 40,2°C, no dia 30 de janeiro.
Queda da temperatura e temporais no fim de semana
O calor aumenta nesta quinta-feira, mas a tendência é de queda de temperatura a partir da sexta-feira justamente por causa da frente fria que está chegando ao estado do Rio de Janeiro. Mas junto com a diminuição do calor virão também os temporais novamente.
A população do estado do Rio de Janeiro deve ficar atenta para o risco de tempestades durante a sexta-feira e também no fim de semana.
A combinação da chuva com excesso de nebulosidade e o ventos frios de origem polar para manter a temperatura agradável durante o primeiro fim de semana de fevereiro em todo o estado do Rio de Janeiro.