Oferecido por
As capitais São Paulo e Rio De Janeiro bateram novo recorde de calor para 2021 na tarde deste sábado (30). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima registrada na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, foi de 34,1ºC. O recorde anterior tinha ocorrido na última sexta-feira (29), quando os termômetros atingiram os 32,6ºC na cidade.
No Rio de Janeiro, o calor também foi extremo. Na estação meteorológica da Vila Militar, na zona oeste da cidade, a temperatura máxima registrada foi de 40,2ºC! O recorde anterior na capital fluminense também tinha ocorrido na última sexta (29), com máxima de 40,0ºC.
Entenda por que o calor aumentou tanto no Sudeste do Brasil
Calor persiste no domingo
Este domingo (31) também será marcado por temperaturas muito elevadas no Sudeste do Brasil. No Rio de Janeiro, a temperatura máxima deve chegar a 39ºC, e o estado segue sem previsão para chuva. Já na capital paulista, há chance de um novo recorde de calor, com máxima prevista de 34ºC.
A atuação de uma grande e forte massa de ar seco tem impedido a ocorrência de chuva na maior parte da Região Sudeste nos últimos dias. Neste domingo, só há possibilidade para algumas pancadas de chuva isoladas à tarde no extremo sul de Minas e na maior parte do estado de São Paulo, com exceção do litoral e do norte paulista.