Oferecido por
Foto: Cachoeiro de Itapemirim, por Raquel Cavalheiro
Áreas de instabilidade se espalharam mais sobre a Região Sudeste do Brasil e voltou a chover sobre o Espírito Santo na sexta-feira, 8 de janeiro. A chuva caiu forte em várias regiões capixabas, com acumulados de mais de 40 mm em 12 horas. Há previsão de mais pancadas de chuva para o estado pelo menos até a próxima terça-feira.
Chuva forte
O tempo seco e quente vinha predominando sobre o Espírito Santo, mas a chuva caiu forte na tarde da sexta-feira, 8 de janeiro. Em apenas 1 hora de chuva, entre 16h:10 e 17h10, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 68,8 mm em Apiacá. No mesmo período, Bom Jesus do Norte acumulou 41,4 mm.
Confira alguns volumes de chuva elevados acumulados até por volta das 22 horas de 8/1/2021, pela medição do Cemaden
Apiacá/Centro: 72 mm
Muqui/Santo Agostinho: 71,4 mm
Bom Jesus do Norte/Vista Alegre: 44,8 mm
Vargem Alta/Vargem Alta: 44,0 mm
Guaçuí/Antinio E. Moreira: 44,3 mm
Cachoeiro de Itapemirim/Itaóca: 32,4 mm
Fim de semana com pancadas de chuva
Todo o Espírito Santo terá mais pancadas de chuva durante este fim de semana. Não há previsão de chegada de frente fria, mas o enfraquecimento de uma massa de ar seco que vinha predominando sobre o estado vai para facilitar a formação de nuvens carregadas.
Para o sábado e também para o domingo, 10 de janeiro, a previsão é de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todas as regiões do Espírito Santo. Estas pancadas de chuva não devem se prolongar por muitas horas, mas podem cair com moderada a forte intensidade em alguns locais, incluindo a Grande Vitória.
Calor no fim de semana
Com a falta de chuva e o sol forte, o Espírito Santo tem estado com temperaturas altas nos últimos dias. Na sexta-feira, 8 de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37°C e 36,3°C em Alfredo Chaves.
A capital, Vitória, teve uma sexta-feira quente, com temperatura máxima de 33,4°C, a mais alta de 2021 até agora, pela medição do INMET na estação meteorológica com leitura convencional, feita por uma pessoa. O recorde anterior de calor deste ano era de 33,3°C, no dia 7 de janeiro.
Mesmo com previsão de pancadas de chuva e de mais nebulosidade, o fim de semana será quente abafado no Espírito Santo. As temperaturas terão apenas uma ligeira queda em relação aos últimos dias.