Oferecido por
O calor e umidade elevadas formaram nuvens bastante carregadas sobre o estado de Goiás na quinta-feira, 7 de janeiro, mas que depois avançaram em direção ao Triângulo Mineiro e ao Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Volumes de chuva muito alto em pouco tempo e ventania foram observados em vários locais
A sequência de imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES-16 mostra claramente a formação dessas nuvens e seu deslocamento de Goiás para Minas Gerais.
Nuvens de chuva forte se formam no sul de GO e avança para MG em 7/1/2021
Essas nuvens tinham grande extensão vertical e provocaram tempestades, com grandes volumes de chuva em pouco tempo e fortes rajadas de vento.
A Grande Belo Horizonte voltou a sofrer com chuva forte e volumosa nesta quinta-feira, 7 de janeiro. A situação é de muita atenção nesta sexta e no fim de semana porque outros temporais podem ocorrer.
Ventania
Sobre o Sul e Sudeste de Goiás, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de vento com 71 km/h em Itumbiara e 68 km/h em Paraúna. Do lado de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 69 km/h em Ituiutaba, 68 km/h em Bambuí, 66 km/h em São Sebastião do Paraíso e 62 km/h em Campina Verde. Mas o aeroporto de Uberlândia mediu uma rajada de vento com 83 km/h por volta do meio-dia.
Muita chuva em pouco tempo
Os volumes de chuva foram bastante elevados em curtos períodos de tempo
Em Goiás, a região de Luziânia acumulou 44,6 mm em 1 hora. A região de Jataí acumulou 40 mm em 1a hora e 58mm em duas horas.
Na região de Uberlândia, Bambuí, Sacramento, todas entre o Triângulo |Mineiro e o Alto Paranaíba, o INMET registrou de 10 a 15 mm acumulados em cerca de 1 hora..Mas o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou até 55 mm em 1 hora em uma região de Uberlândia
Mais pancadas de chuva
Para sexta-feira e para o sábado, 9 de janeiro, a previsão é de mais pancadas de chuva sobre o Sul de Goiás e na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, mas que não devem ser tão fortes e organizadas como na quinta-feira. Porém, durante o domingo, as condições para chuva tendem a aumentar.
Mesmo não formando sistemas organizadas como as Linhas de Instabilidade na quinta-feira, 7 de janeiro, a chuva pode cair forte em algumas horas