Oferecido por
Nebulosidade sobre o Brasil
O ar úmido e quente se espalhou ainda mais sobre o Brasil neste início de semana. As áreas de instabilidade, com as nuvens carregadas de chuva, já haviam se formado sobre o Norte, o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do país e agora se espalham também sobre a Região Sul.
Uma massa de ar seco ainda predomina sobre Nordeste e por isso há pouca nebulosidade sobre grande parte desta Região.
Previsão do tempo para 5/01/2021 - terça-feira
Nesta terça-feira, 5 de Janeiro, o tempo fica instável com previsão de pancadas de chuva e raios em quase todo o país.
Não há previsão de chuva para o Litoral Sul de São Paulo e a região da Baixada Santista, no interior da Bahia, e também no interior dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O interior do Ceará pode ter pancadas de chuva com raios na madrugada e pela manhã.
Em toda a faixa litorânea desde o Ceará até o sul da da Bahia, incluindo as capitais Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Alagoas e Salvador, há condições para algumas pancadas de chuva, mas de forma passageira e sem a ocorrência de raios.
No Piauí, Maranhão, e em quase todas as áreas das Regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, as pancadas de chuva acontecem especialmente à tarde e à noite, acompanhadas de raios e algumas vezes com fortes rajadas de vento. Também há previsão de períodos com sol, mas em geral junto de muita nebulosidade.
No oeste de Roraima e no noroeste do Amazonas, região de São Gabriel da Cachoeira e da fronteira com a Venezuela, e também sobre o Acre, a chuva acontece de forma mais persistente e a qualquer hora do dia.
As pancadas de chuva também acontecem a qualquer hora no sul do Amazonas, norte do Tocantins, Maranhão, Piauí, e em Mato Grosso. No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, áreas de fronteira com a Bolívia e com o Paraguai, a chuva desta terça-feira é persistente e pode ser forte em algumas horas.
Chove várias vezes ao longo do dia no oeste dos estados da Região Sul.
Alertas meteorológicos para 5 de Janeiro de 2021
Alerta para temporais nesta terça-feira no centro-sul de Mato Grosso, em Goiânia e centro-sul de Goiás, em todo o estado de Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo, na grande Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, na Zona da Mata mineira e no Vale do Rio Doce. Também ficam em alerta para temporais a região Serrana do estado do Rio De Janeiro e o Noroeste Fluminense.
O Serviço geológico do Brasil monitora a bacia do Rio Muriaé que está em alerta para inundações. Às 21 horas do dia 4 de janeiro, o rio Muriaé, em Patrocínio de Muriaé, e em Itaperuna, no Rio de Janeiro, estava transbordado
Também ficam em alerta para temporais nesta terça-feira a Grande Curitiba e todo o interior do Paraná, todo o interior de Santa Catarina e também o norte, sul e centro-oeste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.
Alerta para temporais também em São Luís e em todo centro-oeste e sul do Maranhão, no Norte do Tocantins, em Belém e no nordeste e centro-oeste do Pará.
A situação é de atenção para chuva moderada a forte, raios e possíveis rajadas de vento de forte intensidade nos demais áreas da Região Norte, no centro-norte do Maranhão, no Distrito Federal e centro-norte de Goiás, no Espírito Santo, no Grande Rio, no centro-sul Fluminense, no Sul de Minas, na região entre a Grande São Paulo, Campinas e o Vale do Paraíba e litoral norte paulista, no litoral do Paraná, no litoral de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, e também no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul.