Oferecido por
Foto: Nuvem de tempestade em Ivinhema (MS), por Valdeci Sebastião Silva
Depois de um início de ano relativamente seco, a umidade voltou aumentar sobre o estado de Mato Grosso do Sul. Nuvens bastante carregadas cresceram sobre o estado trazendo de volta fortes pancadas de chuva. O alerta agora é para temporais em Mato Grosso Sul nos próximos dias
O tempo ficou muito instável nesta segunda-feira, 4 de Janeiro, com fortes pancadas de chuva em vários locais de Mato Grosso do Sul. Mas o temporal em Aral Moreira merece destaque porque acumulou quase 100 milímetros em menos de 24 horas.
Uma intensa pancada de chuva caiu sobre Aral Moreira no meio da madrugada acumulando 43,0 mm entre 2 horas e 3 horas da madrugada (hora local), pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A chuva voltou pesada no começo da tarde. Entre 11 horas e 14 horas (hora local), o INMET registrou quase 40,0 mm. O total de chuva acumulado entre 2 horas da madrugada e 15 horas da segunda-feira, 4 de janeiro, foi de 94,8 mm. Esta quantidade de chuva é muito elevada para um período de menos de 24 horas.
Alerta para mais temporais até quarta-feira
As condições meteorológicas são favoráveis para mais temporais em Mato Grosso do Sul nesta terça, 5, e também na quarta-feira, 6 de janeiro. Uma forte área de baixa pressão atmosférica está se desenvolvendo entre o norte da Argentina e o Paraguai e gera áreas de instabilidade que afetam o Mato Grosso do Sul. Além disso, o estado recebe ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil. Isso deixa a atmosfera mais instável e facilita a formação de nuvens bastante carregadas, com maior potencial para tempestades.
Mais temporais nesta terça-feira
Durante esta terça-feira, 5 de Janeiro, é alto o risco de temporais em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Podem ocorrer períodos com sol ao longo do dia, mas sempre junto de muita nebulosidade. As pancadas de chuva com raios podem acontecer a qualquer hora. Na fronteira com Paraguai, desde a região de Corumbá até o extremo sul de Mato Grosso do Sul, o tempo fica mais instável nesta terça-feira, com chuva mais persistente e que pode ser de forte intensidade. Há risco de temporais nesta terça-feira também em Campo Grande.
Todo estado de Mato Grosso do Sul fica sujeito a rajadas de vento entre 60 e 80 km por hora.
Risco de chuva forte na quarta-feira
Áreas de instabilidade vão continuar se formando por todo o estado de Mato Grosso do Sul durante a quarta-feira, 6 de janeiro. A chuva deve ser mais frequente na região de Ponta Porã e em todo o sul do estado. Em Campo Grande e nas outras regiões de Mato Grosso do Sul até ocorrem períodos com sol, mas as pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora do dia.
Todo estado de Mato Grosso do Sul fica sujeito a chuva e ventos fortes na quarta-feira, com rajadas de vento entre 50 e 80 km por hora