Oferecido por
A chegada de uma frente fria ao litoral da Região Sudeste do Brasil trouxe temporais para os estados de São Paulo e Minas Gerais no primeiro dia de 2021. A capital mineira teve com a chuva e ventos fortes.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, durante a sexta-feira, 1 de janeiro, em apenas 6 horas de chuva, Belo Horizonte acumulou aproximadamente 66 mm na região do Cercadinho. Na Pampulha choveu 28,0 mm.
Fim de semana com temporais
A frente fria que estimulou os temporais já está se afastando para alto-mar, mas a circulação de ventos sobre o interior da Região Sudeste vai manter a formação de áreas de instabilidade.
Durante o fim de semana, muitas nuvens carregadas crescem sobre diversas áreas de Minas Gerais e há risco de temporal no centro-sul, oeste e leste de Minas Gerais, incluindo a região da Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata.
Chuva forte
O ano de 2021 começou com fortes pancadas de chuva sobre a região entre o Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira.
Confira alguns volumes acumulados durante o dia 1/1/2021 pela medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e do Instituto Nacional de Meteorologia
Muriaé: 92,9 mm
Conselheiro Lafaiete: 61,9 mm
Santa Luzia: 52,4 mm
Nova Lima: 52,3 mm
Espera Feliz: 52,2 mm
Presidente Olegário: 50,0 mm
Patrocínio do Muriaé:
Vento forte
Várias cidades mineiras registraram fortes rajadas de vento entre 70 km/h e 80 km/hora na tarde e noite do primeiro dia de 2021. As mais intensas chegaram aos 79 km/h em Oliveira, 76 km/h em Divinópolis e 73 km/h em Muriaé, Belo Horizonte e em Sete Lagoas.
Em Paracatu, uma rajada de vento chegou a 72 km/h. Todas essas medições foram do Instituto Nacional de Meteorologia.