Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ano começa com temporal em Belo Horizonte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Betim (MG) por Adriana Batista

3 min de leitura

A chegada de uma frente fria ao litoral da Região Sudeste do Brasil trouxe temporais para os estados de São Paulo e Minas Gerais no primeiro dia de 2021. A capital  mineira teve com a chuva e ventos fortes. 

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, durante a sexta-feira, 1 de janeiro, em apenas 6 horas de chuva, Belo Horizonte acumulou aproximadamente 66 mm na região do Cercadinho. Na Pampulha choveu 28,0 mm.

 

Fim de semana com temporais

A frente fria que estimulou os temporais já está se afastando para alto-mar, mas a circulação de ventos sobre o interior da Região Sudeste vai manter a formação de áreas de instabilidade.

 

Durante o fim de semana, muitas nuvens carregadas crescem sobre diversas áreas de Minas Gerais e há risco de temporal no centro-sul, oeste e leste de Minas Gerais, incluindo a região da Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata.

 

Chuva forte

O ano de 2021 começou com fortes pancadas de chuva sobre a região entre o Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira.

Confira alguns volumes acumulados durante o dia 1/1/2021 pela medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e do Instituto Nacional de Meteorologia

 

Muriaé: 92,9 mm

Conselheiro Lafaiete: 61,9 mm

Santa Luzia: 52,4 mm

Nova Lima: 52,3 mm

Espera Feliz: 52,2 mm

Presidente Olegário: 50,0 mm

Patrocínio do Muriaé:                                                                                                                                                                                                                                                                             

Vento forte

 

Várias cidades mineiras registraram fortes rajadas de vento entre 70 km/h e 80 km/hora na tarde e noite do primeiro dia de 2021. As mais intensas chegaram aos 79 km/h em Oliveira, 76 km/h em Divinópolis e 73 km/h em Muriaé, Belo Horizonte e em Sete Lagoas.

Em Paracatu, uma rajada de vento chegou a 72 km/h. Todas essas medições foram do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

+ mais notícias