Oferecido por
Uma massa de ar seco predomina no Nordeste e inibe a formação de nuvens de chuva em boa parte da Região. Este é o motivo para a diminuição da chuva, principalmente em áreas do interior do Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, sul do Maranhão e em quase todo o estado da Bahia. Em algumas destas localidades pode se observar baixos índices de umidade relativa do ar.
Pancadas de chuva rápidas acontecem entre o litoral de João Pessoa e Salvador e em Fortaleza.
Nos próximos dias não há previsão de chuva significativa para o Nordeste do Brasil. No mapa abaixo, a área em cinza representa que não há expectativa de chuva no interior nordestino. O domingo, feriado de Proclamação da República, dia de eleição municipal e a segunda-feira (16) ainda serão dias com predomínio de ar seco e pouca chuva.
Modelo GFS
Quando a umidade retorna com mais força?
De acordo com os prognósticos dos meteorologistas da Climatempo, a umidade aumenta a partir do dia 17 de novembro. Entre os dias 17 e 20 o acumulado de chuva é significativo no sudoeste e oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí com acumulados se aproximando de 100mm. A umidade volta também às demais regiões destes estados e ao oeste de Pernambuco como mostra o mapa abaixo:
Modelo GFS
Entre os dias 21 e 25 de novembro, a umidade persista na faixa entre o sul da Bahia e no Maranhão. Os acumulados nessas regiões ficam entre 40 e 60mm. Em algumas áreas a chuva ultrapassa esses valores.
Modelo GFS
Leia também: Clima no Brasil no domingo de eleições